sexta-feira, 20 de junho de 2014

Movimentadores de mercadorias de SP e RJ se reúnem na sede da CTB

Matéria exibida  EM 20 OUTUBRO 2013

                                                                                                                                                                      

   Dirigentes dos Sindicatos dos Movimentadores de Mercadorias de São Paulo e Rio de Janeiro estiveram na sede da CTB, no dia 16/10/2013, para  expor as demandas das categorias. Os sindicalistas foram recebidos pelo presidente nacional, Adilson Araújo, e o estadual, Onofre Gonçalves.

Para os sindicalistas, a parceria com a CTB será fundamental para a manutenção dos direitos das categorias, devido a sua interlocução em Brasília. “A CTB tem as portas abertas no Congresso, tanto com os parlamentares como no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Sem contar que a Central tem projetos, em parceria com as outras centrais sindicais”, destacou Clayton Rubas, presidente do Sindicato dos Movimentadores de Morro Agudo (SP).
  
Evaldo de Jesus 3 º sentado à esquerda

Interlocução necessária para a campanha movida pela a categoria contra o Projeto de Lei do deputado Pedro Ucsai (PT/SC), que significa o cancelamento da Portaria 3.204/88, que revoga o art. 3º da Lei no 12.023/2009, que garante aposentadoria especial à categoria.

“Cassando esse artigo, as conquistas dos trabalhadores, que incluiu a aposentadoria especial, com 25 anos de trabalho, vão por água abaixo. A partir daí, o movimentador deixar de ser enquadrado em uma categoria diferenciada, mesmo desempenhando uma função exaustiva, enquadrada em trabalho pesado”, destacou Jaime Santana, presidente do Sindicato de Jundiaí.

O objetivo dos sindicalistas é mostrar para as demais centrais os prejuízos que estão embutidos no PL. “Nosso objetivo é fortalecer a discussão política e a interlocução com as outras centrais, mostrando que o que está sendo em jogo não são os interesses dos sindicatos, mas sim de toda a categoria, que depende do físico para exercer sua função”, afirmou Evaldo de Jesus  presidente do Sintramaerj.
Outro ponto destaca durante o encontro, foi o papel social exercido pela categoria, que abre espaço para trabalhadores marginalizados no mercado de trabalho, como ex-presidiários e cidadãos em ressocialização.

“Essa é uma categoria que dá oportunidade para  aqueles que são excluídos do mercado de trabalho. Através da movimentação de mercarias o indivíduo consegue se inserir e mostrar que está pronto novamente para o mercado de trabalho”, destacou Fábio Dysney.
Fonte: Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário